quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seminário Povos Indígenas em Santa Catarina (Cultura, Língua, Direitos e Legados aos catarinenses).

Seminário- (26/08) sexta feira, 19h Bloco O sala 1 - UNESC-Criciuma-SC

Palestrante: Nuno Nunes

Formação: Filósofo, mestre em Educação e Comunicação, Indigenista (Trabalha na Fundação Nacional do Índio em Brasília/DF)

Estudantes alvo: Cursos História, Geografia e Direito, UNESC.

Breve introdução ao seminário/palestra:

"Atualmente Santa Catarina como uma jurisdição territorial construída ao longo dos últimos séculos, completada no início do século XX, já teve outras geografias, histórias, direitos, economia e meio ambiente.
Este histórico desta região que se pretende atingir uma introdução à estudantes da UNESC que buscam conhecimentos acerca do que ocorreu no território antes de 1500, ano do domínio e da resistência, e o que ocorre ainda hoje, 2011, ano da resistência ao domínio.
Indígenas em Santa Catarina contam com 3 etnias (Kaingang, Xokleng e Guarani) que habitam 24 Terras Indígenas demarcadas pela FUNAI/MJ, num total de 56.249 ha. Sendo que o estado de SC tem 9.534.618 ha, o que restou aos povos nativos neste estado é 0,5899%.
É esta situação, completamente irregular aos olhos de uns, e normal aos olhos de outros, que pretendemos apresentar: quem são esses Guarani, Xokleng e Kaingang?"



Fonte da Foto: Mapa GUARANI RETÃ 2008 - http://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/caderno_guarani_%20portugues.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário